sábado, 28 de dezembro de 2013

Chord Substituição | Lídio Dominante Scale Lídio b7

A substituição de acordes muito comum no jazz é a substituição pelo trítono .
Tritone = #IV (ou bV ) Intervalo
O Trítono (intervalo de 3 tons): é um dos intervalos mais importantes dentro da música tonal ocidental .
[Tritono.jpg]

O trítono é um intervalo simétrico , é exatamente no meio da escala cromática. Sendo este o caso, alterar o III para o bVII eo bVII para o III e preencha o I e V para obter um novo acorde dominante.

Esse acorde seria Db7 : Db F Ab B (mais precisamente : Db F Ab Cb )
Assim, em comparação com o acorde G7 B e F mudou lugares. Sabendo que o F é o III eo B é o bVII , é fácil de preencher o I e V
A I é Db e o V é Ab . Em relação ao G7 este é um bV e uma b9 , então isto significa que o Db7 pode substituir um acorde G7 alterada .
Que escala que você jogar no Db7 . A primeira escala dominante que vem à mente é a escala mixolídio. Problema aqui é a 4 da escala mixolídio Db : o Gb ou F# . Esta nota é a principal VII de G, enquanto nós precisamos de uma bVII para G dominante.
A solução de : aumentar a IV (F#) com um meio tom para o #IV ( G ) .
A escala mixolídio de IV (F#) chamada de escala " lídio dominante». Na verdade, é o IV grau de uma escala melódica.


Condução das vozes: é sempre interessante observar de que forma as notas vão ser dispostas dentro do acorde para criar uma melodia que ajude a justificar a substituição. Os acordes substitutos possuem notas que muitas vezes não fazem parte do campo harmônico da cadência, mas que se dispostas de maneira correta soam como cromatismo ou aproximações cromáticas. Note esse tipo de condução nos exemplos abaixo.


C7M | Dm7(9) | Db7(#11) | C7M


Marcelo Medeiros

Harmonia Modal "Modal Magic"

  #IlikeMusic #IlikeMusic o Video no meu canal só assistir e deixa seu Like👍